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Fatores que melhoram (ou não) o pagerank de um site
Por Alipo Centivilli

SEO (Search Engine Optimization) é um termo utilizado para designar o trabalho de melhorar o pagerank do site, ou seja, fazer com que um site seja exibido melhor nos dispositivos de busca.
Os buscadores vasculham o conteúdo de seu site de tempos em tempos e decidem se ele é relevante ou não para as palavras que as pessoas digitam nas buscas. Veremos aqui alguns fatores considerados importantes para melhorar (ou prejudicar) o pagerank de um site. Com o objetivo de aumentar o número de visitas através de dispositivos de busca, os 10 fatores mais importantes são:

1 - Tag Title

É uma das primeiras coisas definidas no HTML. Será esse o título do site, o que aparece no topo da janela do navegador, ou na barra inferior. Ele pode ajudar a definir palavras-chave para o site de que ele trata. Evite colocar “lixo” nessa parte (como caracteres diferentes ou palavras que não têm a ver com o site).

2 - Texto dos links

Os dispositivos de busca conferem se o texto procurado está também dentro do link. É bom que esteja, para dar mais peso. Evite escrever “clique aqui” e usar sinônimos.

3 - Uso de palavras-chave do documento

É a utilização das palavras que são procuradas no texto. Uma olhada nos logs das que mais chegam ao site é uma boa opção.

4 - Acessibilidade do documento

Se os spiders não conseguem chegar ao site, não conseguirão indexar. Dificuldades na indexação podem acontecer por erros de diversos fatores, como links quebrados, requisição de plugins ou mesmo redirecionamento por url que os spiders não conseguem seguir.

5 - Links para páginas internas

A importância de uma página em toda a arquitetura do site pode ser medida através da quantidade de links internos que levam a ela. Uma página mais linkada internamente é mais considerada do que outra que quase não tem links.

6 - Assunto principal do site

Definir bem o nicho do site pode ajudar a ter um ranking melhor. Ao definir seu objetivo principal, as buscas por termos relacionados têm mais chances de chegar ao seu site. Desta forma, um site “pequeno” pode aparecer antes de sites grandes, mas sem conteúdo principal facilmente definido, como a Wikipedia.

7 - Links externos

Sites de fora apontando para seu site dão mais força e confiabilidade. Mas a importância dada a esse fator depende também do site que leva ao seu.

8 - Popularidade dos links no nicho pesquisado

São formadas comunidades de links, onde um site leva a outro, que leva a um terceiro e assim sucessivamente. A popularidade do site na comunidade pesquisada também conta bastante no pagerank.

9 - Popularidade global do site

É a quantidade de links de sites com pagerank bom (ou não) ao seu site. Quanto melhor o pagerank do site que linka o seu, melhor para você.

10 - Spam de palavras-chave

Encher de palavras-chave na tentativa de parecer mais “relevante” pode causar um ranking ruim.

Outros fatores interessantes são:

Semântica do documento
É a utilização correta das tags de título (h1), de parágrafo (p), de subtítulos (h2) e assim dando relevância aos pontos certos do documento e ao site como um todo.

Idade do site
Calculada com base no tempo em que o primeiro spider chegou até o site. Websites mais antigos podem ser considerados mais “confiáveis”.

Meta tags
Tags colocadas entre o (head) e o (/head), por exemplo, a de descrição do site (meta name=”Description” content=”Descrição”). É questionável sua influência no geral pela facilidade de manipulação.

Uso de “Alt” em tags de imagem.
É o uso da propriedade alt na hora de inserir uma tag de imagem (img alt=”texto a ser exibido”). Pode ser mais considerada em buscas específicas por imagens.

Tamanho dos arquivos
Para alguns dispositivos o tamanho pode influenciar sempre baseado nas palavras usadas. Às vezes um artigo maior (baseado no número de palavras) pode ser mais relevante, outras vezes algo mais sintético é melhor.

Hífens no nome do domínio
Em alguns casos, o uso de hífens pode sugerir uma qualidade menor ou mesmo um site de spam.

Existência de mapa do site e/ou busca no site
Nos casos em que estão presentes, é provável que sejam entendidas como pertencentes à sites mais confiáveis. São analisadas pelos textos dos links.

Extensões
As dos tipos “.edu”, “.gov”, “.mil” ganham geralmente mais relevância do que “.com”, “.net” e similares.

Título no link
Pode ser utilizado para avaliar a relevância dos links. Tem a possibilidade de ser mais importante ainda nos casos em que não há texto no link ou ele não faz nenhum sentido (como “clique aqui”, ou uma seta “->”).

Tamanho da URL
É um componente que se analisa para ponderar a confiança do site. URLs longas podem ser interpretadas como não-usáveis ou spam.

Links quebrados
Os famosos erros 404 têm um impacto negativo para os dispositivos de busca.

Todos os fatores mencionados aqui têm o objetivo de melhorar o ranking de forma lícita, sem nenhum tentativa de burlar os sistemas de busca. Vale lembrar que práticas que procuram enganar os sistemas de busca para melhorar o pagerank resultam em punições muitas vezes graves, como a não indexação das páginas do site, ou seja, o site deixa de aparecer nos resultados de busca.

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Leia também: 7 idéias para aumentar suas vendas na internet.

    

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